Um jogador competitivo de Super Smash Bros., conhecido como Ringler, conseguiu comprar um Steam Deck apenas vendendo cartas colecionáveis do Steam. Para atingir esse objetivo incomum, ele fez um apelo público em 2 de fevereiro de 2025, pedindo que as pessoas enviassem suas cartas extras para ele.
My goal is to buy a steam deck entirely with trading cards
— The Soverign Netizen (@Ringler_SSBM) February 3, 2025
O pedido viralizou e milhares de usuários contribuíram enviando suas cartas indesejadas. Como a maioria das cartas valem entre 2 e 5 centavos de dólar, Ringler precisou vender uma quantidade impressionante para alcançar sua meta. No auge da campanha, ele estava vendendo até 5 cartas por segundo.
Devido ao alto volume de transações, ele precisou automatizar o processo de aceitação de trocas e vendas. Isso causou instabilidades na sua conta, que chegou a ser temporariamente bloqueada pelo sistema do Steam. Para continuar, Ringler teve que desacelerar as operações e até usar uma VPN para evitar restrições.
LETS GOOOOO WE CROSSED THE PRICE FOR THE BASE MODEL
— The Soverign Netizen (@Ringler_SSBM) February 5, 2025
Heading to the gym for a bit (incline bench and zercher squats) but when I’m back I’ll be catching up with dms/thanking people
Steam makes trade history pretty easy so I can to have a big thank you post or something cooler pic.twitter.com/Pc2EW0DG3g
Após quatro dias de intensa negociação, ele arrecadou mais de US$ 650, valor suficiente não apenas para adquirir a versão básica do Steam Deck, mas também o modelo OLED de 1 TB. O projeto, que começou como uma simples ideia para jogar Binding of Isaac no conforto da cama, se transformou em um dos eventos de crowdfunding mais inusitados da plataforma.
Ringler brincou com a situação ao afirmar que estava “destruindo a economia do Steam” com a quantidade massiva de transações realizadas. Curiosamente, o valor arrecadado em poucos dias foi maior do que os seus ganhos acumulados em quase 10 anos como jogador competitivo de Super Smash Bros. Melee, apesar de algumas boas colocações em torneios.
A história chamou a atenção da comunidade gamer, mostrando que, com criatividade e apoio da internet, é possível transformar simples cartas colecionáveis em um videogame de última geração.
Fonte Imagem Destaque: (Foto: Steam Deck Reprodução)